WebTec > Downloads Pagamento Avulso  |   Fale Conosco  |  Adicionar aos Favoritos
WebTec Downloads
 
Navegaçao
Categorías
Como Funciona o aplicativo ( Por favor, leia tudo )


Este aplicativo tem a finalidade de fazer cadastramento e acompanhamento das parcelas vencidas e a vencer para fins de empréstimo no produto ConstruGiro. O aplicativo é simples e de fácil instalação. Funciona em qualquer sistema windows ( Microsoft ) e em qualquer configuração de microcomputador. É a substituição do CobCAIXA para construtoras optantes do construgiro, necessitando portanto da instalação da VAN para conexão com a CAIXA.

Os passos são os seguintes:
1. O gerente CAIXA visita a construtora e mostra o produto.
2. A construtora demonstra interesse no construgiro.
3. O gerente solicita documentação do empreendimento e faz as pesquisas
4. O gerente faz o contrato e colhe assinatura da construtora. Em seguida cadastra no sistema
5. Um técnico CAIXA vai até a construtora e instala o aplicativo ( Atencao: Veja abaixo os principais erros cometidos pelos clientes )
6. A construtora digita todos os dados, confere e faz remessas de teste
7. A construtora faz finalmente a remessa em produção

Os detalhes dos passos a serem seguidos pelo usuário são:

Atenção: Vamos mostrar utilizando um exemplo para melhor orientação.
Trata-se apenas de uma orientação didática, pois não é obrigado a efetuar nos dias citados, mas obrigatóriamente nos dias subsequentes como está descrito.

Antes de tudo o usuário atualiza o manual do sistema: [FERRAMENTAS], [BAIXAR NOVA VERSÃO DO MANUAL], [OK], [OK]
Este manual irá ajudar a preencher todas as telas. Basta clicar em [AJUDA], [COMO PREENCHER]

1. O usuário cadastra o empreendimento ( Tempo médio: 1 minuto )
2. Cadastra todos os compradores ( Tempo médio: 2 minutos por comprador )
3. Cadastra todas as parcelas pagas ( no mínimo as 6 últimas ) e todas a vencer ( Pode-se cadastrar várias ao mesmo tempo, tempo médio total para cadastrar tudo e fazer alterações 1 hora )
4. Confere através de relatórios o cadastro dos compradores e as parcelas geradas (clica em [Consulta/Relatorios], [Relatórios], [Tipos de relatórios], daí faz o [Compradores] e depois [Parcelas Geradas])
Vamos supor que concluíu tudo numa segunda-feira. Então:


Na Segunda-Feira
1. Faz a remessa de todos as parcelas ( pagas e a vencer ) para a CAIXA ( Clica em [Conexão] [Remessa para a CAIXA], [Inclusão de Títulos], [OK], [Incluir Todas as parcelas de todos os compradores], [SIM], [OK], [Gerar Remessa], [OK], [OK], [OK], [Transmitir Remessa Gerada])
2. 30 minutos após, recebe um retorno (Teclando F2) e depois trata (Teclando F3, [selecione], clique no arquivo, [Abrir], [Tratar] ) que indica se a CAIXA acatou o arquivo
3. Se a CAIXA acatou, passe para os procedimentos do dia seguinte, senão corrija os erros e volte para o item 1 deste dia

Na Terça-Feira ( Dia seguinte )
1. Recebe o retorno, Trata e verifica o espelho para ver se deu tudo certo. Se não deu certo, corrija, delete o arquivo cobgiro5.bin e volte para o item 1 do dia anterior
2. Confere se todas as parcelas a vencer estão corretas. Se não estão, corrija, delete o arquivo cobgiro5.bin e volte para o item 1 do dia anterior
3. Se tudo estiver correto, registra seu aplicativo, passa para produção no prório aplicativo, e também liga para 0800 726 0104 opção 4 e solicite passar para produção na CAIXA, clique no item COMO PASSAR PARA PRODUÇÃO no rodapé desta página.
4. Agora avise ao seu gerente CAIXA que vai fazer a remessa em produção e em seguida faça a remessa, já valendo

Na Quarta-Feira ( dia seguinte )
- Recebe o retorno, Trata e verifica o espelho para ver se deu tudo certo. ( Obrigatoriamente deverá dar certo, porque esta mesma remessa foi feita em testes e já foi conferida )
- Pelos relatórios confirma a entrada de todos as parcelas a vencer

Observações importantes:
As etapas acima devem ser seguidas ESTRITAMENTE na ordem descrita
A próxima etapa só pode ser executada se a anterior estiver ocorrido com sucesso
Depois da etapa descrita na Quarta-Feira, existem as seguintes etapas
1. Capturar retorno, tratar e verificar o espelho do retorno todas as vezes
que provavelmente houveram pagamentos de parcelas no dia anterior
2. O item anterior deve ser executado também um dia útil após ter enviado
qualquer tipo de remessa
3. Enviar a atualização das parcelas sempre 11 dias úteis antes do vencimento
4. Enviar as baixas de parcelas sempre que for necessário
5. Enviar alterações de endereço sempre que for necessário

Os 10 Principais problemas ocorridos até hoje com clientes
(1)Na fase de testes é necessário testar a remessa de tudo. Se houver alteração, deve-se começar novamente os testes. As vezes a construtora não obedece esta regra e fica com alguns compradores fora do negócio.
(2)Na primeira remessa envia títulos que vencem há menos de 11 dias úteis. Neste caso a CAIXA não vai imprimir, devendo a construtora fazer a impressão pelo próprio aplicativo
(3)A construtora não verifica os juros e multa cadastrado antes da primeira remessa. Daí vai ter que alterar tudo, gerando tarifas. Ao instalar o aplicativo, antes de iniciar o cadastro dos compradores, deve-se ver com cuidado todos os parametros do programa.
(4)A construtora coloca tudo para protesto. Depois não faz o controle correto de alguns compradores que pagam na própria construtora e acabam indo a protesto pela CAIXA por falta de pagamento.
(5)A construtora coloca para protesto e não poderia protestar pois o comprador nem recebeu o imóvel.
(6)Após a primeira remessa, um novo comprador adquire um imóvel e a construtora envia todas as parcelas dele. Essa remessa não fará parte do contrato inicial e serão todas impressas e postadas imediatamente pela CAIXA independente da data de vencimento.
(7)A construtora baixa vários títulos. Isso faz diminuir o limite de crédito, chegando até a ficar negativo se a construtora estiver utilizando todo o limite disponível.
(8)A construtora cadastra os compradores com caracteres acetuados ou cedilha. A CAIXA processa os dados em MainFrame que não aceita este tipo de caracter.
(9)Quando solicita uma baixa ou atualização de valor das parcelas, esquece de no dia seguinte verificar no retorno, se deu certo.
(10)A construtora não faz backup dos arquivos e perde tudo numa formatação de HD pelo técnico. Os arquivos que devem ser salvos são os seguintes, por ordem de importância: cobgiro3.bin, cobgiro5.bin, cobgiro5a.bin, cobgiro1.bin, cobgiro2.bin, Menor importância: cobgiro7.bin, cobgiro6.bin. Sendo que, após a primeira remessa, se salvar tudo pelo menos uma vez, só precisa ficar salvando cobgiro5.bin, cobgiro5a.bin e cobgiro1.bin quando houve movimento. Sempre que fechar o programa, ele fará um backup automatico na pasta SEGURANC. Este arquivo pode ser identificado pelo nome, pois tem a data do dia. Seria ideal sempre salvar somente este arquivo em outro lugar diferente desta máquina ( outro micro, pendrive, etc...).

Dicas
Este aplicativo não trabalha em rede, porém, só é necessário o trabalho mais de uma pessoa nos primeiros 2 ou 3 dias. Portanto, se mais de uma pessoa necessitar fazer a digitação de compradores e parcelas, faça o seguinte:
Instale na primeira máquina ( a principal ). Faça todas as configurações.
Em seguida copie esta pasta para os outros micros, sempre mantendo o mesmo caminho, ou seja, se na primeira máquina estiver em c:\caixa\cobgiro deixe da mesma forma nas outras máquinas.
Faça as digitações em cada máquina. No final, em cada uma das máquina temporárias, clique em FERRAMENTAS, EXPORTA ARQUIVOS, CADASTRO DE COMPRADORES e depois CADASTRO DE PARCELAS. Neste momento será gerado um arquivo. Copie este arquivo e leve para a primeira máquina.
Na primeira máquina em FERRAMENTAS, selecione a opção de importar arquivos e faça a importação. Em seguida traga da outra máquina e assim por diante, de uma em uma.

Quando fizer a primeira remessa em produção e pegar o primeiro retorno em produção e tratar, veja se está tudo correto e no final do dia salve os arquivos para outro local ( pendrive ou outra máquina ), pois este será o seu backup mais importante para o caso de um dia vier a perder tudo neste micro. Porém, se desejar mais segurança, faça backups semanais. O programa faz backup automático todo dia, porém fica na mesma máquina, daí, se perder a máquina, perde tudo.
Os arquivos para backup são os listados abaixo na descrição dos bancos de dados. Este arquivos são pequenos e não ocupam muito espaço.

Caso deseje mais proteção de usuários indesejados no programa, tem opção para cadastrar outra senha e inclusive cadastrar uma senha para um usuário com menos poderes.

Sobre os bancos de dados
Os bancos de dados estão na mesma pasta do aplicativo e são os seguintes ( Os principais ):

CobGiro1.bin - Contém os parâmetros: código do convenio, remessas, retornos, etc...
CobGiro2.bin - Cadastro dos empreendimentos
CobGiro3.bin - Cadastro dos compradores
CobGiro4.bin - Cadastro das parcelas não enviadas à CAIXA
CobGiro5.bin - Cadastro das parcelas que estão cadastradas na CAIXA
CobGiro5a.bin - Cadastro das parcelas liquidadas, baixadas, etc....]

Sobre as parcelas
Atenção: Lembrar que clicando em [CADASTROS], [Prestações (não enviadas)], serão incluídas ou alteradas somente as parcelas não enviadas à CAIXA. E depois que fizer a remessa de tudo em PRODUÇÃO, não deverá mais utilizar esta opção, exceto se um dia for enviar uma nova parcela que não existia.

Lembrar também que a partir da primeira remessa total, sempre que for tratar das parcelas, todas as opções serão em, [Conexão],[Remessa Para a CAIXA]

Outras informações sobre o aplicativo

O aplicativo pode ser distribuído livremente na fase de testes ( envio de arquivos teste para a CAIXA ), porém se a construtora desejar utilizar o sistema em produção. Necessita antes registrar o produto. 

O suporte ao produto é fornecido através do nosso site e as atualizações de versão são efetuadas pela construtora. O suporte é efetuado por troca de email. Excepcionalmente por telefone. Antes de procurar o suporte, veja se a solução não está no manual on-line.Quando a construtora tiver problemas no microcomputador pode copiar todo o sistema em um pendrive e levá-lo para qualquer outro micro, sem necessidade de chamado técnico. 


É muito importante que o usuário saiba do seguinte procedimento:
O aplicativo mantém dois bancos de títulos/parcelas

CobGiro4:
É o banco das parcelas que o usuário gerou
Este banco de dados pode ter todos os títulos: alterados, excluídos, incluídos
Pode alterar qualquer coisa na parcela
Lembre-se que este banco não foi enviado para a CAIXA

CobGiro5 e CobGiro5a:
É o banco ESPELHO das parcelas que estão na CAIXA
Este banco tem parcelas criadas, alteradas, baixadas
somente através de arquivo RETORNO da CAIXA
Ou seja, tudo que acontece no banco de dados da CAIXA
A CAIXA devolve um arquivo para atualizar o aplicativo cobgiro
Este títulos só podem ter alterações de endereço, juros, multa
E atualização de valor de parcelas. Veja bem, atualização e não alteração
Pois alteração é para qualquer valor e atualização é sempre para um valor maior
Não pode alterar data de vencimento, nome do comprador, cpf do comprador.
Quando você faz uma atualização do valor das parcelas, continua com o valor
antigo no seu banco, até que no dia seguinte a CAIXA devolve um retorno
com o valor atualizado e daí, pode-se ver no seu banco o novo valor



Quais as vantagens deste aplicativo ?
1. Funciona em qualquer windows com qualquer configuração.
2. Não necessita de muita memória para funcionar.
3. O aplicativo não ocupa muito espaço.
4. Utiliza banco de dados nativo o que não exige instalação de bibliotecas.
5. Não necessita instalar pacotes, apenas copiar o executável.
6. O aplicativo não necessita de OCX e DLL adicionais.
7. Não necessita de conhecimento técnico para instalar.
8. Funciona exclusivamente para o construgiro.
9. É totalmente didático e explicativo.
10. Não tem problemas de reinstalação, facilmente pode mudar de micro ( basta manter as mesmas pastas com mesmos nomes e mesmos caminhos no novo micro ).
11. Possui manual on-line
12. Fácil Atualização de versão.
Quais as DESvantagens deste aplicativo ?

1. Não funciona plenamente em rede ( funciona somente para consulta )
2. Fica lento para sistemas com mais de 10.000 parcelas ( 100 compradores cada um com 100 parcelas ).

Notícias do Construgiro

Na CAIXA I
Na CAIXA II
Novidades
Como funciona o processo do CobGiro ?
Clique aqui se você está visitando a página pela primeira vez e precisa do CobGiro
Como fazer para pagar o aplicativo
Clique aqui para obter informações de como pagar o registro do aplicativo CobGiro
Como Passar para produção
Clique aqui para saber os detalhes de como e quando deve passar para produção
O que fazer depois da remessa em produção ?
Clique aqui para saber das dicas de como proceder após fazer a remessa em produção.
Top da semana
1.  CobGiro
2.  CovCaixa
3.  Valida
4.  Conversor SICOB 240/400/240
5.  Valsiacc
6.  Converte SINCO 240/400/240
7.  Valida Barra do SINCO
8.  Listador do SIACC
9.  Débito200 - SIACC
10.  Verifica instalação do SINCO